![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipP3mzvDDT3Hg_OFdQevwGsedTbBPFZWv53J9EZD9XwzapmXNvCsJ_sLj6LnRc8-2H7pi2kTnVeJWQtymyvNpxgTHV_izNDOUsPiokYXnpFStjLCYb4ubQ9caAriIszxomybiAzWxpB1k/s200/homem_vitruviano.jpg)
Simetria, em termos geométricos, é a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano. O corpo humano, assim como o corpo dos animais, de algumas plantas ou objetos, possui uma simetria axial, isto é, possui no mínimo um eixo de simetria. Desta forma, dividindo a figura ao meio, o lado esquerdo é idêntico ao lado direito. Outros exemplos são os órgãos internos como coração e fígado que também são considerados exemplos de simetria. Um ponto a destacar é o fato de que, nos casos dos seres vertebrados, não há uma simetria perfeita ou absoluta, pois cada ser possui suas características únicas. Uma das obras simétricas mais famosas é sem dúvidas o Homem Vitruviano de Leonardo Da Vince em 1940, que mostra uma figura simétrica do homem perfeito.
Fonte: http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html
A simetria é aplicada em várias ações humanas: na geometria,matemática, biologia, física, artes e também na literatura, portanto é importante termos um pouco de conhecimento.
ResponderExcluir